olá, bem vindo ao blog croocodilo!

Atendimento ao cliente

Uva Primitivo: características, produção e cultivo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Quando pensamos em vinho, um dos grandes países produtores que nos vem à cabeça é a Itália devido à grande variedade de uvas que possuem características um tanto peculiares do próprio país. Mas você sabia que existem uvas que são típicas da própria Itália? É o caso da uva Primitivo.

Curioso para saber mais? Então, vem com a gente!

Antes de tudo, é legal saber que a Primitivo é uma uva originária da região de Puglia, no sul da Itália, também conhecida como “salto da bota”. 

 

regiao-de-puglia-italia-uva-primitivo-cultivo Mapa geográfico da região de Puglia, na Itália


Existem várias histórias sobre a Primitivo, sendo que uma delas é que um dos primeiros relatos aconteceram em meados do século XVIII; há também quem diga que ela possui raízes croatas e que as primeiras evidencias de comercialização ocorreram a partir de 1400.

Já dá para se ter uma ideia do por que do nome Primitivo, certo? Mas a principal referencia denominada é quanto a sua maturação, pois a uva Primitivo já é considerada madura em agosto, contrariando outras castas que geralmente amadurecem em outubro.

 

uva-primitivo-zinfandel-maturação
A colheita da Uva Primitivo é precoce, se comparada a outras uvas
 

Contudo ela não é colhida imediatamente, pois muitas vezes, está em um alto grau de maturação quando retiradas das videiras. Isso influencia também nas características finais dos vinhos produzidos com essa uva.

 

Uva Primitivo clonada?

A uva Primitivo pode ter sua origem italiana, mas você sabia que ela possui um clone? No caso, esse clone da uva Primitivo está localizado na CalifórniaEstados Unidos – e trata-se na realidade da uva Zinfandel, um ícone da vinificação californiana.

Em 1967 quando o fitopatologista Austin Goheen da Universidade de Davis, Califórnia degustou um vinho com produção da uva Primitivo, percebeu uma relevante semelhança com a californiana Zinfandel. 

 

uva-zinfandel-primitivo-california-croocodilo Uva Zinfandel Californiana

 

Foi a partir de então que estudos começaram a ser realizados até chagarmos no ano de 1994, quando suas composições genéticas foram comparadas, ficando evidenciado que ambas possuem poucas diferenças e podem ser consideradas a mesma variedade.


Produção e o cultivo

Dentre as principais regiões produtoras dos vinhos a partir da uva Primitivo na Itália, está a Manduria, localizada no sul da Puglia – província de Taranto, sendo essa a que elabora alguns dos vinhos mais reconhecidos e conceituados.

Além dessa, é importante destacar também as regiões de Lizzano e Sava, que produzem rótulos de excelente qualidade e renome internacional. 

Como já mencionamos anteriormente, por se tratar de “uvas gêmeas” – Zinfandel e Primitivo – podemos dizer então que os Estados Unidos também é um produtor, mais precisamente na região da Califórnia.

 

uva-primitivo-zinfandel-italia-estados-unidos

 

Já o cultivo das videiras da uva Primitivo, possuem características bem particulares, pois é vigorosa e amadurece mais cedo, podendo sofrer com geadas de primavera em alguma regiões específicas. 

A extensão territorial da região de Puglia é relativamente grande, as quais as vinhas podem se desenvolver em , calcários e também em solos negros originados de depósitos aluviais e de areia do mar. Por isso, em cada uma dessas regiões a matéria-prima se expressa de formas distintas. 

vinhedos-primitivo-zinfandel-uvas-italianas-californiana

 

Embora o sul da Itália seja uma região extremamente quente no verão, algumas microrregiões sofrem interferência do Mar Adriático e do Mar Jônico, aumentando significativamente a amplitude térmica, favorecendo uma maior concentração de cor e aromas nas frutas, refletindo em vinhos mais concentrados e complexos

 

Características da uva Primitivo

Fisicamente, os cachos da uva Primitivo possuem traços bem característicos: são pequenos e alongados com bagos redondos. Seus frutos possuem peles finas e delicadas, com uma excelente concentração de açúcar na polpa — característica essa que influencia no teor alcoólico da bebida e também na doçura. 

Conhecida por produzir vinhos densos, com taninos macios e intensos aromas frutados, a uva Primitivo tem uma peculiaridade única, pois se a uva for colhida muito tardiamente poderá perder boa parte de sua acidez, resultando em vinhos menos frescos e mais pesados. 

 

O vinho da uva Primitivo

Quem pensa que a uva Primitivo é capaz de produzir somente vinhos tintos jovens, está muito enganado. A partir dela também são elaborados tintos firmes e robustos, além de rosés de excelente qualidade.

vinho tinto Primitivo, geralmente, é denso, de coloração acentuada e nitidamente frutado. A base aromática dos exemplares de Primitivo são os aromas de frutas vermelhas e negras, geralmente muito maduras.

 

vinho-primitivo-tinto-italiano

 

Com a evolução do produto, delicadas notas de  especiarias doces podem ser facilmente percebidas. Na boca, é reconhecido por ser muito “redondo” e fácil de beber e não raramente pode demonstrar uma pitada de açúcar no final, auxiliando na maciez do líquido. 

Portanto, seja qual for o vinho com a uva primitivo que você escolher, seja ela a “original” italiana ou o “clone” americano, pode ter certeza que será uma escolha excelente para degustar.

Veja Mais

licor-italiano-alessandro-saba-crema-di-arancello-croocodilo-bauru

Conheça o licor italiano AlessandroSaba

Com fabricação 100% artesanal e produtos naturais, o licor italiano AlessandroSaba se destaca desde o processo de fabricação até o paladar.

top-7-vinhos-argentinos-pontuados-90+

TOP 7: Vinhos Argentinos com Pontuação 90+

Os vinhos argentinos sempre foram sinônimos de qualidade e altas pontuações. Confira nosso top 7 de rótulos que você deve experimentar um dia