olá, bem vindo ao blog croocodilo!

Atendimento ao cliente

COVID-19: Taninos encontrados no vinho podem ajudar a inibir o vírus, diz estudo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

O biólogo molecular Mien-Chie Hung, atual presidente da CMU – China Medical University, Taiwan, tornou publico recentemente uma pesquisa científica ao qual relata a relação entre os taninos encontrados nos vinhos que podem ajudar a inibir o vírus da COVID-19, mais precisamente, a atividade de duas enzimas chave.

“O plano inicial da pesquisa é identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a SARS e, em seguida, usar a protease do novo Coronavírus para detectá-los e encontrar ácido tânico no resultado. Possui a capacidade inibitória mais forte” disse Hung à rede de TV TVBS.

Hung disse ainda que o ácido tânico é um polifenol solúvel em água, que possui antioxidantes e eliminadores de radicais livres, tendo dessa forma efeitos anti-inflamatórios no corpo humano e que, diferentemente de 2003 quando teve outra epidemia de SARS, estão enfrentando um novo tipo de vírus ao qual sua equipe de pesquisa realizou experimentos moleculares detalhados para novas descobertas.

 

exemplo-de-molecula-de-acido-taninico-1

Exemplo de molécula de ácido taninico

 

O pesquisador complementou dizendo que os taninos nas uvas e no sorgo possuem um conteúdo relativamente alto e que estão fazendo pesquisas nessa área esperando que em um futuro não tão distante, possam decidir se o vinho ou até mesmo o baijiu (licor chinês límpido e incolor) são mais potentes em taninos.

 

Alimentos com tanino

Hung acredita que o consumo de alimentos adequados que possuem o tanino em sua composição, pode ser uma forma de aumentar a imunidade contra o vírus da Covid.

Além do vinho, essa substância também é facilmente encontrada em:

  • bananas (principalmente antes de amadurecerem)
  • uvas (cascas e sementes),
  • romã (casca)
  • cravo
  • chás (chá preto)
  • vegetais.

Portanto, mesmo sendo uma pesquisa ainda em andamento, se prevenir consumindo alimentos ricos em tanino e degustando um bom vinho, podem ser excelentes escolhas para inibir esse vírus que fez o mundo todo parar.     

Fonte: The Drink Business

Veja Mais

licor-italiano-alessandro-saba-crema-di-arancello-croocodilo-bauru

Conheça o licor italiano AlessandroSaba

Com fabricação 100% artesanal e produtos naturais, o licor italiano AlessandroSaba se destaca desde o processo de fabricação até o paladar.

top-7-vinhos-argentinos-pontuados-90+

TOP 7: Vinhos Argentinos com Pontuação 90+

Os vinhos argentinos sempre foram sinônimos de qualidade e altas pontuações. Confira nosso top 7 de rótulos que você deve experimentar um dia